Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020

Dilma e Silval Barbosa dão início em Lucas do Rio Verde à colheita da safra 2013-2014




COMPARTILHE

A presidente Dilma Rousseff, acompanhada do governador Silval Barbosa e dos ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e dos Transportes, Cesar Borges, realizou nesta terça-feira (11.02), no município de Lucas do Rio Verde, a abertura oficial da Colheita de Grãos e o início do plantio da safrinha de milho da Safra 2013/2014, que deve superar o recorde de 193 milhões de toneladas com expectativa de atingir a marca de 200 milhões de toneladas. Mato Grosso contribui com um quarto dessa produção, sendo o maior produtor de grãos.

Dilma Rousseff foi recepcionada no aeroporto de Sinop (500 km da Capital), pelo governador e seguiram de helicóptero até a cidade de Lucas do Rio Verde.

A solenidade simbólica de colheita teve início com a presidente acionando uma colheitadeira. Dilma confessou que se emocionou ao ver os grãos de soja serem colhidos e que não resistiu e mastigou alguns. “Senti um grande alegria ao ver os grãos jorrando e consegui pegar alguns e comer ”, disse.

O governador Silval Barbosa iniciou sua fala agradecendo a parceria do Governo Federal nas diversas ações que vem sendo realizada no Estado de Mato Grosso. “O Estado só se consolidou como grande produtor quando passou a ser tratado como prioridade pelo governo Lula e agora pelo governo da senhora, presidenta Dilma”.

Silval destacou inicialmente que a Ferrovia Vicente Vuolo, que há anos estava parada em Alto Araguaia, só chegou até Rondonópolis graças a determinação do governo federal. O governador lembrou ainda a linha de crédito para o programa de construção de armazéns, o Luz Para Todos e o Caminhos para Escola que já comprou mais de 1700 ônibus escolares.

Na parte de logística, Silval disse que muitos presidentes da República já estiveram no estado prometendo concluir a BR 163 e agora ela é praticamente uma realidade. O governo federal também é um parceiro importante na realização do MT Integrado, que vai proporcionar que 47 municípios que não tinham nenhum acesso por asfalto possam ter ao menos um com asfalto. “Em tudo isso se vê a presença do Governo Federal, como parceiro de Mato Grosso”, disse.

A presidenta Dilma, durante sua fala, fez três importantes informações. A primeira delas foi que nesta quarta-feira (12), o TCU vai julgar e dará o parecer final ao modelo de edital para os modais de ferrovia. Assim que for liberado o governo vai lançar o primeiro edital que será da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). A segunda foi o amento do preço mínimo para o algodão. O governo garante R$ 54 por arroba. A terceira é o aumento de recursos para o Pronatec no estado. Dilma ficou impressionada com a modernidade das colheitadeiras que para operar precisa de mão de obra qualificada.

Na parte dedicada a logística, Dilma Rousseff voltou a enfatizar a ferrovia como prioridade de seu governo, mas destacou que o Brasil precisa investir na construção de hidrovias e na integração desses modais. Mato Grosso (por ser jovem economicamente) será determinante na construção do que há melhor.

Mato Grosso foi escolhido para o lançamento do início da colheita da safra porque é o maior produtor Brasileiro e líder na produção de soja e milho.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias