Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Aldeias do Parque Nacional do Xingu poderão ser contempladas com infraestrutura




COMPARTILHE

O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), encaminhou ao coordenador Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Mato Grosso, Benedito Araújo, indicação legislativa apontando a necessidade de destinar um veículo para as aldeias indígenas Mirassol e Kamaiurá.

Azambuja também solicitou 15 mil litros de óleo diesel para a recuperação das estradas nas aldeias indígenas Kamaiura, Yalapiti, Waura, Awety e Aldeia Velha até o polo de Posto Leonardo, todas situadas no Parque Nacional do Xingu, no município de Gaúcha do Norte (564 km de Cuiabá).

De acordo com o deputado, a Aldeia Mirassol, está a 25 km de Gaúcha do Norte e a Aldeia Kamaiurá está a mais de 160 km do município, tornando o transporte dos indígenas impossível. “Sendo assim, necessitam de um veículo para utilizarem no transporte daqueles que necessitam de atendimento médico e odontológico, sobretudo quando existe emergência”, justificou.

Azambuja ainda salientou que com a recuperação das estradas que ligam as Aldeias do Parque Nacional do Xingu, ao pólo do Posto Leonardo, vai facilitar o acesso, como também agilizar o atendimento de profissionais que prestam serviços em prol da saúde, educação, desenvolvimento sustentável e preservação da cultura aos povos indígenas.

O parlamentar afirmou que o atendimento ao pedido permitirá maior segurança no transporte dos indígenas, tranqüilidade aos cidadãos que trafegam pelas estradas, bem como contribuirá para que a falta de infraestrutura não seja um entrave ao progresso do município.

As solicitações advieram da Câmara Municipal de Gaúcha do Norte, pelos ofícios n° 002/2014 e 012 e 013/2014 de autoria do vereador Thomaz Adão Moscal, ao deputado Antonio Azambuja.


Autor:Jornal da Noticia com Vânia Costa


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<