Domingo, 24 de Maio de 2020

Sala da Mulher parabeniza artesos de Mato Grosso pela comemorao do seu dia




COMPARTILHE

Em homenagem e agradecimento aos milhares de artesãos de Mato Grosso, a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, parabeniza o talento e a criatividade desses profissionais que, no caso do nosso Estado, ajudam a retratar com fidelidade a cultura, folclore e os hábitos mato-grossenses por meio de técnicas artesanais. O dia do Artesão é comemorado hoje, 19 de março.

“Nós que sempre apoiamos e incentivamos esse importante segmento, não poderíamos deixar passar em branco uma data tão significativa e que celebra o dia do artesão, principalmente porque Mato Grosso é um dos estados onde o artesanato é manifestado da forma mais criativa e original desse País, o que para nós é motivo de orgulho”, destacou a coordenadora da Sala da Mulher, Dilair Savi.

A coordenadora frisou que a Sala da Mulher foi e vai continuar sendo parceira dos artesãos, tanto no incentivo para divulgação de seus produtos, como também na divulgação e valorização dos trabalhos artesanais desses profissionais.

Dilair destacou que não só Cuiabá e Várzea Grande têm sido destaque no artesanato local e nacional, mas também a maioria  dos municípios mato-grossenses, onde “cada um tem sua originalidade, seus aspectos culturais e suas inspirações próprias para criar seus produtos”.

A Sala da Mulher tem apoiado sistematicamente exposições de produtos artesanais tanto no próprio saguão principal da Assembleia  Legislativa como em espaços externos, onde o artesanato de Mato Grosso  é mostrado e comercializado aos públicos interno e externo.

Um dos exemplos citados por Dilair Savi, que retratam em grande estilo o artesanato de Mato Grosso é o “Projeto Arte Viva”, da Associação dos Ceramistas do Bairro São Gonçalo Beiro Rio e que por sinal, no ano passado, expôs na Assembleia Legislativa,  peças artesanais das mais variadas formas, como em barro e argila, por exemplo, além de delícias gastronômicas, entre outros.

Em outubro do ano passado, a Sala Mulher prestigiou e incentivou a edição do projeto “Prata da Casa”, que objetiva valorizar os trabalhos criados pelos servidores da Assembleia Legislativa. “é um mais criativo do que o outro”, disse à época Dilair Savi, ao se referir aos produtos expostos pelos servidores, que iam desde guloseimas a até tapetes de crochê, peças artesanais feitas a partir de materiais recicláveis.

Resistência

A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas, muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia justamente por sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão.

O principal motivo dessa profissão ainda existir, e com muita força é em função da cultura de cada região, tanto em Mato Grosso, rico culturalmente, bem como no nosso país e em várias partes do mundo.

A palavra “artesão” significa “indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais”, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias.


Autor:Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários:

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 222
O Jornal da Notcia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 346

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 346

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 348

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 348

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 350

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 350

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 352

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 352