Jornal da Notícia
  Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

�Descalço sobre a Terra Vermelha� mostra a luta do bispo Casaldáliga no Araguaia




COMPARTILHE

A TV3 da Catalunha, na Espanha, lançou nesta segunda-feira, 24, a minissérie “Descalço sobre a Terra Vermelha", uma produção de dois episódios de uma hora de duração cada que retrata a luta do bispo emérito de São Felix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga pelos direitos dos pequenos agricultores de Mato Grosso. O ator Eduard Fernandez, um conhecido artista nascido em Barcelona, encarna o religioso nessa produção. A série foi dirigida por Oriol Ferrer, escrita por Marcos Bernstein e Maria Jaen, e baseado no livro de Francesc Escribano Casaldáliga.

De acordo com a descrição que aparece no site da Absolute Minority Company, a série combina ação e misticismo igualmente "no cenário exuberante de Mato Grosso, em contraste com a paisagem humana e social chocante". A história de Pedro Casaldáliga se desenvolve "em torno de valores universais " no contexto da teoria filosófica e teológica da libertação e da situação geopolítica dos anos 70 ditadura brasileira.

"Descalço sobre a Terra Vermelha" é essencialmente "realista e esperançoso" e tem como objetivo trazer a "verdade da vida" e "a conquista dos direitos inalienáveis" dos trabalhadores rurais e pobres que residem na região do Norte Araguaia.

O filme já ganhou dois prêmios FIPA de Ouro na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz (sudoeste da França).

O diretor da TV3, Sellent Eugene, descreveu o projeto 'modelo ' em outras produções , tanto pelo conteúdo, valores e tenacidade como o modelo de negócio de otimização de recursos . O outro reconhecimento ao filme foi pela melhor trilha sonora original; e de modo especial, a produção ganhou elogios pela música composta por David Cervera. A série foi co-produzida pela TVC, TVE, Minoria Absoluta, Raiz Produções Cinematográficas e TV Brasil.

O escritor Francesc Escribano salientou que a produção tornou-se "o coração" para contar uma história notável de um catalão universal' . Já o ator Eduard Fernandez salientou que o papel lhe deu muito do que ele trouxe , porque o pai Casaldáliga 'não deixa ninguém indiferente.

Pedro Casaldaliga nasceu na província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928, e mora no Brasil desde 1968. Ingressou na Congregação Claretiana em 1943, sendo ordenado sacerdote em Montjuïc, Barcelona, no dia 31 de maio de 1952.

 "Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar"  foi o lema da atividade pastoral de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito do Araguaia.   

Foi nomeado administrador apostólico da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) no dia 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia em agosto de 1971. Sua ordenação episcopal se deu pelas mãos de Dom Fernando Gomes dos Santos, Arcebispo de Goiânia e de Dom Tomás Balduíno, e Dom Juvenal Roriz. Foi bispo da sé titular de Altava até 1975.

Dom Pedro já sofreu inúmeras ameaças de morte, e por cinco vezes, durante a ditadura militar, foi alvo de processos de expulsão do Brasil, por seu engajamento nas lutas camponesas. Em 1994 apoiou a revolta de Chiapas, no México, afirmando que quando o povo pega em armas deve ser respeitado e compreendido . Em 1999 publicou a "Declaração de Amor à Revolução Total de Cuba" .

Seu amor à liberdade inspirou sua luta contra a centralização do governo da Igreja, pois considera que a visão de Roma é apenas uma entre as várias possíveis, e que a Igreja deveria ser uma comunhão de igrejas. Acha que se deve falar da Igreja que está em São Félix do Araguaia, assim como se fala da Igreja que está em Roma, pois unidade não tem que ser sinônimo de centralização e sim de descentralização.

Ao completar 75 anos, Dom Pedro Casaldáliga foi sucedido em São Félix por Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, sucessivamente transferido para a Arquidiocese de Brasília como bispo auxiliar. Para a Prelazia foi nomeado Dom Adriano Ciocca Vasino.


Autor: 24 Horas News


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias