Domingo, 24 de Maio de 2020

Genro de Bin Laden é considerado por juri como culpado de terrorismo em Nova York




COMPARTILHE

Um júri considerou nesta quarta-feira Sulaiman Abu Ghaith, um dos genros de Osama Bin Laden e ex-porta-voz da Al-Qaeda, culpado das três acusações em um julgamento por terrorismo na justiça federal de Nova York.

Abu Ghaith, de 48 anos, que negou as acusações, pode ser condenado à prisão perpétua após o veredicto unânime que acaba com três semanas de processo no tribunal do sul de Manhattan.

O juiz federal Lewis Kaplan divulgará a sentença no dia 8 de setembro.

Abu Ghaith, um imã proveniente do Kuwait, ouviu sem se abalar o veredicto que o considerou culpado das acusações de conspiração para matar cidadãos americanos, conspiração para prover material de apoio a terroristas e fornecimento de material de apoio a terroristas.

Após a leitura da decisão dos doze jurados, o acusado sorriu para os advogados e colocou a mão sobre o coração em sinal de agradecimento.

Abu Ghaith ficou conhecido por aparecer ao lado de Bin Laden e do atual líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em um vídeo da organização extremista no qual o grupo reivindicava os ataques que deixaram quase 3.000 mortos um dia antes em Nova York, Washington e Pensilvânia.

Ele trabalhou para a Al-Qaeda até 2002, quando se mudou para o Irã. Foi detido em janeiro de 2013 em Ancara, depois de atravessar a fronteira Irã-Turquia, antes de ser expulso para a Jordânia e extraditado aos Estados Unidos.

A promotoria o apresentou como o "principal mensageiro" de Bin Laden depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, um "confidente íntimo" que aderia plenamente às ideias do sogro.

Segundo o promotor John Cronan, após os ataques de 2001 a Al-Qaeda "precisava enviar uma mensagem, que os Estados Unidos tiveram o que mereciam e que isso voltaria a acontecer", e Bin Laden encarregou Abu Ghaith de realizar a missão de "convencer os jovens a se somarem" à organização terrorista.

Apelação da defesa

Entre as acusações contra Abu Ghaith estava a de cumplicidade com o britânico Richard Reid, que tentou explodir um avião que fazia o trecho Paris-Miami com explosivos escondidos em seu sapato três dias após os atentados de 11-S e que atualmente cumpre uma pena de prisão perpétua.

O advogado de defesa, Stanley Cohen, anunciou à imprensa que apelará do veredicto, acusando o juiz de ter sido coercitivo durante o processo e qualificando seu cliente de "estoico".

"Está confiante de que este não é o fim, mas o início. Pensamos que há um número de questões convincentes para uma apelação", afirmou.

A defesa havia descrito Abu Ghaith como um imã devoto que chegou ao Afeganistão com sua esposa e seus sete filhos em junho de 2001 para "ajudar as pessoas necessitadas". Seus discursos, segundo Cohen, não se tratavam de terrorismo, mas de história, tradição e sharia.

Abu Ghaith, que perdeu a nacionalidade kuwaitiana após os atentados de 11-S, surpreendeu na última quinta-feira ao testemunhar para se defender, algo nunca visto em Nova York com um líder da Al-Qaeda.


Autor:UOL


Comentários:

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 222
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias


Notice: Undefined variable: rsDestaque1 in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 346

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 346

Notice: Undefined variable: rsDestaque2 in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 348

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 348

Notice: Undefined variable: rsUltimas1 in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 350

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 350

Notice: Undefined variable: rsUltimas2 in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 352

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 352