Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Lúdio afirma que regularização fundiária e agricultura familiar serão prioridade




COMPARTILHE

O pré-candidato a governador Lúdio Cabral (PT) planeja dar atenção especial à regularização fundiária e agricultura familiar. A decisão foi anunciada no município de Serra Nova Dourada, no Norte Araguaia, onde ele visita com a “Caravana da Cidadania” 19 cidades da região para debater com a sociedade um plano de governo.

De acordo com Lúdio, a decisão de incluir as bandeiras no plano de governo a ser apresentado em julho para a população se deve à importância da agricultura familiar e a regularização fundiária para milhares de famílias de Mato Grosso.

“Um dos nossos projetos é descentralizar a máquina pública para fazer com que ela se aproxime dos municípios e possibilite, entre outras ações, aumentar a regularização fundiária e possa financiar mais a agricultura, principalmente o agricultor familiar”, afirma Lúdio.

O pré-candidato também visitou nesse fim-de-semana o município de Querência. A cidade tem grande potencial na agricultura de grande escala, mas também conta com 1,5 mil famílias que dependem diretamente da agricultura familiar.

“A cidade de Querência é outra que respira desenvolvimento, pois tem grande potencial. Temos que detectar essas possibilidades de cada cidade e incentivá-las. Nas cidades com potencial para a agricultura, vamos priorizar a regularização fundiária e a agricultura familiar para estender a mais pessoas os benefícios da economia”, completa Lúdio, ao ressaltar que a proximidade com o Governo Federal pode ajudar nesse sentido.

“A nossa maior demanda é a documentação das propriedades para que cada produtor possa caminhar com as próprias pernas, pois, para fazer qualquer financiamento, a pessoa não tem como porque não tem os papeis e fica a mercê da sorte”, afirma Vanderlan José de Abreu, morador do Assentamento de Bordolândia.

“Para o secretário-executivo do Consórcio do Norte Araguaia, Gilmar Roque Migmomi, a regularização fundiária é fundamental porque, sem isso, os produtores não conseguem crédito. “O Governo Federal tem liberado bilhões em recursos para a produção rural, mas nós não temos acesso a isso porque não temos a regularização fundiária”.

Além de Querência e Serra Nova Dourada, Lúdio visita até essa segunda-feira (02), outros 17 municípios do Norte Araguaia para continuar debatendo com a população a elaboração de um plano de governo. Ele já percorreu mais de 100 das 141 cidades do Estado para colher reivindicações populares, assim como visitou a região de Alto Araguaia, o Norte e Noroeste de Mato Grosso.


Autor: Jornal da Noticia com Nayara Araújo


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias