Rotatória embaixo do viaduto da UFMT, recém desbloqueada, garante acesso à Universidade e ao bairro Jardim das Américas
Após anos de transtornos e “dor de cabeça” por causa das intervenções para a realização das obras de mobilidade urbana, a população cuiabana e a várzea-grandense, aos poucos, começam a sentir as melhorias no trânsito dos municípios. Entre trincheiras e viadutos, o Governo libera, mesmo que tardiamente, algumas obras bastante aguardadas.
As últimas grandes obras, foram a avenida das Torres e a Miguel Sutil (Perimetral). A primeira foi inaugurada na gestão do então prefeito Wilson Santos (PSDB), em 2008, em parceria com os governos estadual e federal. Já a perimetral foi finalizada na década de 80 na gestão do ex-governador Carlos Bezerra (PMDB), quando o prefeito de Cuiabá era Dante de Oliveira, já falecido.
Para o arquiteto e professor da UFMT, José Afonso Portocarrero, já é possível ver o “up grade” que as cidades ganharam só com as liberações destas obras. No entanto, enfatiza que algumas foram mal executadas em decorrência da necessidade das obras terem que ficar pronta antes da Copa. Agora, explica que é preciso acontecer uma revolução nas ciclovias e calçadas da Capital. “Cuiabá cresceu de uma forma desordenada então as calçadas foram feitas de qualquer jeito. É preciso investir em nossos pedestres”, salienta.
A última intervenção desbloqueada pelo Governo foi a rotatória embaixo do viaduto da UFMT, que dá acesso à Universidade e ao bairro Jardim das Américas. Antes, o elevado já havia sido liberado em dezembro passado. O valor da obra faz parte do pacote do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com custo de R$ 1,4 bilhão. As obras do viaduto, com 428 metros, começaram em outubro de 2012. Neste local, Portocarrero explica ainda que o fluxo do trânsito vai melhorar ainda mais após a finalização da avenida Parque do Barbado.
Outra obra que entregue foi o viaduto Dom Orlando Chaves que atravessa a avenida da FEB sentido a Miguel Sutil. Com 153 metros de extensão a obra do elevado inclui ainda a recuperação da via no entroncamento da Rodovia Mário Andreazza (MT-444) até a entrada do bairro Cristo Rei, totalizando 2,9 Km de extensão. Orçada em R$ 16,7 milhões, a obra está sob responsabilidade da construtora Sanches Tripoloni Ltda.
A trincheira Verdão, por sua vez, vai ajudar no fluxo de trânsito da região, que era um dos maiores da avenida Miguel Sutil. Ao custo de R$ 19,1 milhões a obra tem 460 metros de extensão, a trincheira que dá acesso à Arena Pantanal, no bairro Verdão. Apesar da liberação, a trincheira recebeu várias críticas em decorrência do seu mau acabamento.
Apesar destas e outras obras entregues para a Copa do Mundo, o Governo ainda há muito que fazer, uma vez que das 56 intervenções, apenas, 22 foram inauguradas. E a principal delas, o VLT, “meninas dos olhos” do governador Silval Barbosa (PMDB), sequer ficou pronta e deve ser inaugurada só na próxima gestão.
Autor: RDNews