Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Caravana analisa plantio de soja em Porto Alegre do Norte e outros 8 municípios de MT




COMPARTILHE

Na segunda semana de janeiro a equipe de profissionais do Projeto Soja Brasil volta a visitar Mato Grosso. A partir do próximo dia 12 serão realizados eventos nos municípios de Porto Alegre do Norte, Querência, Canarana, Água Boa, Campo Verde, Jaciara, Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari.  As noites serão sempre reservadas para as palestras e para  o lançamento da Qualificação de Agricultura de Precisão  realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Já o período da manhã  será sempre dedicado  às oficinas sobre o Sistema Integrado do Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

Assim como na primeira etapa,  neste segundo trecho,  a equipe contará com as palestras sobre Agricultura de Precisão  que serão ministradas por Alan Costa, doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) e CEO da empresa Drakkar Agricultura de Precisão e pelo engenheiro agrícola, mestre e doutor em engenharia agrícola, professor e pesquisador do departamento de engenharia de Biossistemas USP/Esalq, José Paulo Molin.

Segundo os palestrantes, a integração entre os sistemas, de compras com financeiro, recursos humanos (RH) e toda a troca de informação que há alguns anos já beneficia a indústria,  agora chega no campo. De acordo com Alan, somente a  tecnologia não basta, é importante saber como usar a informação disponibilizada pela Agricultura de Precisão que gera conhecimento para a tomada de decisão.

Além das palestras sobre Agricultura de Precisão, a Caravana Soja Brasil também realiza nos municípios as oficinas do Sicar.  Ainda há muitas dúvidas e confusões sobre o assunto. As oficinas  ajudam a sanar as dúvidas e a orientar os produtores sobre o que fazer e como fazer.  "Informação é muito importante na hora de tomar a decisão e o Senar-MT foi muito feliz na escolha dos temas para a Caravana Soja Brasil",  enfatizou o produtor Armando Soares Muller.

PROJETO SOJA BRASIL - A terceira edição do projeto Soja Brasil tem acompanhado o desenvolvimento das lavouras nos principais estados produtores do país. A Caravana já passou por Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul  e Mato Grosso.

O Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. A iniciativa tem o patrocínio de Basf e Mitsubishi Motors. O apoio é de Intacta, Yara Brasil Fertilizantes e MAN Latin America. A etapa de Mato Grosso do Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com o apoio local dos sindicatos rurais dos municípios que estão na rota da caravana.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias