Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

UPA's serão auxiliares importantes no atendimento, afirma secretário de saúde de Cuiabá




COMPARTILHE

As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) que serão construídas em Cuiabá, nos bairros Pascoal Ramos e Morada do Ouro, serão peças importantes para reduzir demandas dos casos de urgência e emergência no setor público de saúde da capital. A avaliação é do secretário Municipal de Saúde (SMS), Lamartine Godoy Neto.

Para Godoy as UPA's serão serviços diferenciados nas áreas de urgência e emergência. “Isto irá desafogar os atendimentos prestados nas demais unidades do município, Pronto Socorro de Cuiabá (PSM) e policlínicas".

Lamartine calcula que as futuras UPA's - que devem ser operacionalizadas dentro de oito meses - representam a expectativa da população, para que o atendimento ocorra de maneira ágil, fator importante para o salvamento de vidas, na maioria das ocorrências.

Respectivamente, as novas unidades foram orçadas em R$ 3.702.177,48 (Pascoal Ramos) e R$ 3.847.176,76 (Morada do Ouro), investimentos procedentes da ala federal, com participação da Prefeitura de Cuiabá, recursos próprios.

Conforme o superintendente de Atenção Hospitalar da Saúde, Fábio Liberalli, as UPA's têm por característica promover uma assistência de maior complexidade, capacidade e resolutividade. "O atendimento diário de cada UPA pode chegar a 300 pacientes. Com isso, o PS tende a se tornar referência para exercer sua função original, a de urgência e emergência hospitalares".

Segundo a coordenadora de Atenção Secundária, Michele Kim, a previsão é que sejam seis médicos plantonistas em cada UPA e 18 leitos de observação 24 horas/ dia. "As UPA's atuam com a finalidade de promover o atendimento (estabilização) para casos de urgência e emergência. Na sequência, conforme a gravidade do paciente, ele é encaminhado para uma unidade especializada", explicou.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias