Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros debatem políticas para prevenção á desastres




COMPARTILHE

“O Protege Tocantins, vem com o objetivo de oferecer melhores condições para que municípios estejam preparados para enfrentar situações de risco. Porque a filosofia desse Governo é fazer a diferença, fazer mais do que já foi feito. Nós pretendemos melhorar e minimizar o sofrimento das famílias do Tocantins”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros do Tocantins, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, na manhã desta quinta-feira, 17, na cerimônia de abertura do evento no auditório do Palácio Araguaia.

O evento contou ainda com a participação da vice-governadora, Claudia Lelis; do presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, (Ligabom) coronel Carlos Helbingen Júnior; secretário Nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior; de bombeiros militares das sete unidades da corporação no Tocantins e de representantes municipais da Defesa Civil.

A vice-governadora destacou que o empenho e a  dedicação e o empenho dos bombeiros no Tocantins salva vidas e, por isso, é necessário o apoio total e irrestrito do Governo do Estado. "O Protege Tocantins é mais uma ação que busca qualificar esses profissionais. O Governo está buscando otimizar a atuação dos bombeiros. Disponibilizamos recursos aos municípios mais afetados pelas queimadas e isso irá contribuir com a formação de novas brigadas", ressaltou.

“A Defesa Civil trabalha com emergências e se não executarmos as ações em tempo hábil os resultados serão perdas de vidas. Não há como justificar que pessoas possam perder seus bens e em casos extremos, até mesmo sua própria vida por falta de ação. Temos que melhorar os nossos sistemas e criar programas de prevenção, por isso a importância destes espaços de discussão, como o que está acontecendo aqui no Tocantins”, destacou o secretário Nacional de Defesa Civil.

Na oportunidade, a companhia de teatro Cia 193, apresentou uma peça sobre o mau uso do fogo em áreas urbanas e rurais. Em um dos trechos do espetáculo, a personagem que representa a consciência ambiental, fala sobre os riscos que um pequeno foco de calor pode ocasionar à saúde humana e ao meio ambiente. O espetáculo será levado também para escolas da rede estadual.

Cidades Resilientes

Para dar início aos trabalhos na primeira palestra Cidades Resilientes, uma experiência de Belo Horizonte (MG), o palestrante coordenador municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Alexandre Lucas Alves, apresentou a experiência do município na gestão de riscos de desastres. Esse conhecimento fez da cidade a vencedora do prêmio Sasakawa 2013, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A série de ações, com o lema A Defesa Civil Somos Todos Nós, reúne trabalhos de prevenção, preparação e recuperação de áreas para evitar ou minimizar efeitos de desastres naturais. “O resultado que pretendemos ter, com cidades resilientes, é a redução dos riscos de desastres e perdas”, explicou o coronel.

A programação do Protege Tocantins continua na tarde desta quinta-feira, 17. Desta vez, no auditório da Ulbra, acontecem o Fórum Estadual de Redução de Riscos de Desastres com ênfase em prevenção e combate aos incêndios florestais e o I Simpósio Estadual de Bombeiros do Tocantins. Já a reunião extraordinária da LIGABOM, será realizada no Hotel Rio do Sono.

Os três eventos acontecem simultaneamente e é uma realização do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins, por meio do Governo do Estado. A programação acontece até a próxima sexta-feira, 18, e irá discutir estratégias de atuação de defesa civil, políticas nacionais de bombeiro, protocolos, apresentar novos equipamentos, técnicas de trabalho e oferecer capacitação aos bombeiros do Estado.


Autor:AMZ Noticias com Geórgia Milhomem


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<