Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2020

Instituto de Desenvolvimento Rural beneficia instituições da capital com entrega de alimentos




COMPARTILHE

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do escritório local de Palmas, entregou nesta quinta-feira, 24, mais de 600 kg de alimentos a instituições de assistência social e escolas da capital. Os alimentos doados são oriundos da agricultura familiar e foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta Local e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com a extensionista Zilda Ferreira, de agosto até o momento, mais de R$ 200 mil já foram investidos na compra de produtos, somente em Palmas, e a intenção é que até o fim do ano esse valor triplique. “Já estão cadastrados cerca de 200 produtores no PAA, e ainda estamos cadastrando aqueles que se interessam em participar. Quem possui o cartão do PAA e tem produção excedente para comercializar, basta entrar em contato com o Ruraltins aqui em Palmas”, informou a extensionista, acrescentando que o programa garante ao agricultor a comercialização dos seus produtos com preços justos, sem a figura do atravessador.

O agricultor familiar Sebastião Ribeiro, morador da região de Taquaruçu, há cinco anos vende produtos ao PAA. Nessa entrega de hoje ele trouxe banana e feijão e se diz satisfeito com o programa. “Esse programa ajuda a honrar meus compromissos. Pois tenho financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e é com esse dinheiro que pago as parcelas”, afirmou o produtor.

Zélia Pereira, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Carrossel, umas das instituições de ensino beneficiadas, afirma que a escola conta com 280 crianças matriculadas e que as doações têm contribuído, principalmente para diversificar a merenda escolar. “Essa doação é fundamental na alimentação das nossas crianças. Por meio dela diversificamos o cardápio e oferecemos um alimento saudável, além disso, com a verba da merenda que economizamos compramos outros produtos”, ressaltou a diretora.

Ao todo, sete entidades foram beneficiadas com os produtos, sendo a Casa de Acolhida Aconchego e a Raio de Sol, os CMEIs Carrossel e Cantinho do Saber, a Escola Municipal Darcy Ribeiro, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperam) e o Almoxarifado do Centro de Referencia da Assistência Social (Cras). O calendário de entrega dessa semana prossegue até esta sexta-feira, 25 de setembro.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

O Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

PNAE

O programa tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram suas necessidades nutricionais. 


Autor:AMZ Noticias com Alaides Cardoso


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias

<