Domingo, 09 de Agosto de 2020

Advogado aborda sobre conflitos entre empresas que registram a mesma marca




COMPARTILHE

O que deve prevalecer: o registro da empresa na Junta Comercial ou da marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi)? Este foi o assunto abordado pelo presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e Direito Autoral da OABMT, Geraldo Macedo, na semana que passou na Escola Superior de Advocacia (ESAMT).

A palestra foi parte da programação do Quinta Jurídica cujo tema foi “Conflito de denominação social e marca registrada”. Geraldo Macedo explicou que é muito comum a empresa registrar sua denominação social na Junta Comercial do Estado e se esquecer de registrar a marca no Inpi. O conflito ocorre quando outra empresa faz o registro no Inpi e passa a usar aquela marca como de sua propriedade.

“A quem pertence aquela marca? Não há uma norma fixada para dizer quem está com a razão. Muitos casos vão parar na Justiça e há pelo menos três requisitos que são analisados”, explicou. São eles: a especificidade, quando se verifica se a denominação social colide com a marca, se são produtos idênticos; a territorialidade, quando uma é nacional e outra estadual, por exemplo; e se há confusão na pronúncia ou escrita da marca em questão.

Uma orientação que o advogado faz é que as empresas façam os dois registros e cuidem, acompanhem se há pedidos de novos registros para evitarem problemas posteriormente. Geraldo Macedo também explicou sobre as diferenças entre propriedade intelectual, direito autoral, entre outros.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias