Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Sob contenção de gastos, Estado de MT simplesmente ignora dívidas com os fornecedores




COMPARTILHE

A falta de pagamentos à empresas prestadoras de serviço por parte do Governo do Estado foi destaque da TV Centro América, na edição do MTTV 2ª edição desta quarta (8). O atraso nos repasses já havia sido adiantado pelo RDNews, no início de janeiro. À época, o problema atingia a secretaria de Saúde, que não havia pago os valores devidos à Exact Serviços de Higienização, que presta serviços de limpeza no Hospital Adauto Botelho.

 

Governo não repassa salário; Adauto fica sem serviço de limpeza

De acordo com a TVCA, a dívida do Governo atinge outras pastas. O montante devido a uma rede de posto de combustível, por exemplo, chega a R$ 1,5 milhão, o que obrigou o fornecedor a interromper o abastecimento de viaturas da polícia e de ambulâncias. Ainda não foi mensurado o prejuízo causado pela medida aos serviços de saúde e segurança pública.

Segundo a reportagem, a secretaria de Administração, comandada por César Zílio, disse que foi firmado um contrato emergencial com outro posto de combustível para voltar a prover os veículos oficiais. O telejornal não revelou, no entanto, se a pasta informou quando quitará o débito com a empresa.

O representante de um sindicato ligado à construção civil afirmou que a dívida do Estado também atinge algumas construtoras, chegando a R$ 10 milhões. O resultado da inadimplência é a greve de trabalhadores e a paralisação de obras na Capital e no interior. Entre os empreendimentos atingidos está o prédio que abriga as secretarias de Segurança Pública, sob Diógenes Curado, e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), sob o desembargador aposentado Paulo Lessa.

Conforme lembrou a reportagem, no dia 17 de janeiro o governador Silval Barbosa (PMDB) ordenou a contenção de gastos, cortou novos investimentos e orientou o secretariado que qualquer empenho novo teria que passar por sua análise. Apesar disso, a Casa Civil, sob José Lacerda, emitiu uma nota informando que vai quitar os débitos de acordo com a capacidade financeira.


Autor: RDNews


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias