Após a abertura oficial nesta sexta feira (27) do Mutirão ‘Prati-Cidade’ pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, na Escola Municipal de Educação Básica Alino Ferreira Magalhães, centenas de moradores puderam acessar os serviços oferecidos pelos órgãos municipais. Um dos setores mais procurados pela população foi o Departamento de Água e Esgoto do município – DAE. A maioria dos consumidores deseja parcelamento de contas e/ou denunciar ‘gatos’ (ligações clandestinas) no seu sistema de abastecimento, segundo informações do presidente do órgão, Eduardo Vizotto.
É o caso da moradora do Parque do Lago, Raimunda Aparecida. Ela foi ao estande do DAE no mutirão para se inteirar do processo de regularização de débitos. Disse que a água chega normalmente à sua casa nos últimos meses, mas quer estar no controle da situação, para não perder seus direitos de cidadã. “A conta não está no meu nome, mas quero negociar. Sempre pago tudo direitinho, não gosto de nada errado. É importante acompanhar tudo de perto”.
Outro contribuinte, “Seu” Renato de Souza, 57, compareceu ao DAE com o mesmo propósito. Aproveitou para levar contas de água da filha mais velha, que reside nas proximidades do seu imóvel. “Tem umas irregularidades por lá também. Já com relação à minha casa, sei que existem uns débitos antigos aí, mas quero parcelar. Fui informado de como fazer a quitação do atrasado e seguir minha vida em frente”.
Dona Poliana Paes Saturnino foi uma das moradoras da região do Parque do Lago que compareceu ao mutirão em busca de Carteira de Trabalho. Aproveitou para levar o filho, Ian Fabrício, oito anos, que se divertiu com outras crianças. “Gosto de mutirões, pois resolvemos muitas coisas de maneira fácil, sem qualquer burocracia. Os técnicos que resolvem as coisas na Prefeitura e em outros setores nos atendem com eficiência. Por isso tenho vindo sempre. E meu filho aproveita para brincar à vontade, participa dos jogos, come algodão doce, sanduíche, dança com a turma e se diverte muito. É uma iniciativa importante da Prefeitura, essa”.
No espaço montado pelo PROCON/VG, a advogada Suellen Carlino disse que 95% das denúncias registradas no órgão são resolvidas com acordos, seja pessoa física ou jurídica. As principais reclamações recaem sobre as empresas ligadas à telefonia e energia. Isso demanda trabalho para um consenso, por vezes com audiência de conciliação, outras não. No geral, as reclamações são de registro de consumo excessivo, não compatível à realidade do consumo do consumidor, fora as reclamações de compras de produtos dentro da validade e que o cidadão não tem acesso para troca”.
Houve quem veio apenas ao mutirão para observar a movimentação, conforme se expressou Terezinha Tomazzo, residente no Maringá I, que perambulou pelos postos de atendimento montados no interior da escola. “Minha menina quis vir para ver se tinha festa. E tem, veio até a prefeita Lucimar. Mutirão é sempre uma boa oportunidade de resolver alguma coisa que dificulta nossa vida na comunidade. A Prefeitura já melhorou muito a parte de iluminação e limpeza nos bairros dessa região do Parque do Lago, tenho andado por aí e comprovado”.
Para a moradora Cleonice Arruda Reis, o trabalho da Prefeitura realmente melhorou o Parque do Lago. “Tinha muita rua escura por aqui, que mal dava para andar, de tanto lixo. Agora, não, está outra coisa, digna de receber pessoas. Aos poucos, Várzea Grande está mudando para melhor, isso é ótimo. Um mutirão desses anima a gente, mostra que o Poder Público está inteirado dos nossos problemas e quer resolver. Sei que não dá para resolver tudo de uma só vez, mas já é um alento comprovar essa disposição de trabalho da Prefeitura”, observou.
Na Superintendência de Habitação, segundo a técnica Jussara Aparecida da Silva, o atendimento nos mutirões tem se limitado a prestar informações sobre o estágio das inscrições do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida e outros questionamentos acerca de datas da entrega dos imóveis. “Existe uma expectativa geral, ainda que os beneficiários do programa estejam cientes do andamento do processo, acompanham cada novidade pela mídia. Mas fazem questão de vir pessoalmente e saber mais detalhes”, pontuou.
No estande da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, a educadora ambiental Rosângela Aparecida montou uma escolinha de reciclagem artística de papéis, normalmente descartados. “As crianças estão aprendendo a dobrá-los corretamente, para que se transformem em matéria prima de cestos e peças artesanais. Também distribuímos hoje mudas de ipê roxo e ipê amarelo”.
Quem gostou do ambiente de trabalho do mutirão foi dona Marlene Silva, que estava com as netas Katilaine Lopes Moraes, 10, e Taíssa Laila, 5. “Andei por tudo quanto é canto dessa escola, tem muita novidade prestativa que a Prefeitura está oferecendo. Tinha algumas dúvidas sobre IPTU e o pessoal da Gestão Fazendária me orientou direitinho, estou mais tranquila agora”.
Autor: AMZ Noticias com Assessoria