S�bado, 04 de Maio de 2024

Definido o calendário de ações de Combate ao Aedes aegypit em Várzea Grande




COMPARTILHE

O Plano de Ações Emergenciais no Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypit no município de Várzea Grande segue com a programação dos 90 dias de atividades intensas e ininterruptas nos quatro setores da cidade definidos pela Vigilância em Saúde abrangendo em torno de 372 pontos estratégicos. Todos os bairros receberão as atividades por meio de mutirões.

O primeiro mutirão será na região do Grande Cristo Rei com a realização do Dia D de combate ao mosquito no dia 26 de fevereiro, às 09 horas, na Praça Áurea Brás.  Neste local serão visitados 37 mil imóveis abrangendo 40 bairros. Será realizada limpeza dos bolsões de lixo, conforme mapeamento, coleta de pneus, vistoria em 100% dos imóveis residenciais e comerciais, vistoria e controle químico dos pontos estratégicos e coleta de entulhos. Esse primeiro mutirão dessa região tem como data prevista de encerramento dia 04 de março.

Para o Dia D serão utilizados 10 caminhões (carga seca e vasculante), 40 técnicos para fazer o serviço da limpeza, 220 pessoas para as visitas domiciliares, 20 pessoas para fazer o controle químico, 21 supervisores de campo e 04 supervisores gerais. “O principal objetivo do mutirão de limpeza, além de manter os bairros limpos é também realizar o serviço de prevenção para que a população combata o mosquito diariamente”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Juliano Melo.

Juliano Melo explica ainda que cada etapa irá durar em média 15 dias de trabalho ininterruptos. Encerrado esse período a equipe de trabalho estará retornando aos locais visitados para inspecionar se os locais onde os bolsões de lixo foram retirados continuam limpos. “O objetivo desse trabalho é educativo, porque a população deve estar ciente de que não deve descartar lixo e entulhos em locais e áreas públicas. O lixo domiciliar deve estar bem armazenado e acondicionado aguardando os dias estipulados em que é feita a coleta de lixo no seu bairro por caminhões coletores”, ressaltou.

Depois da ação realizada na região do Grande Cristo Rei, o mutirão de combate segue para o Grande Centro de Várzea Grande cujas atividades iniciam no dia 05 de março e encerram dia 17.  A data do dia 11 será o Dia D dessa região onde concentrará grandes ações de mobilização popular.

O terceiro setor definido para receber a ação do Plano Municipal de Combate ao mosquito abrange os bairros Jardim Glória, Mappin e região. As ações iniciam no dia 19 de março e encerramento no dia 31 de abril. O Dia D será no dia 25 de março. A quarta e última etapa do Plano será no bairro São Matheus e região com início das atividades de coleta de lixo no dia 02 e encerramento no dia 09 de abril. O Dia D será no dia 08 de abril.

Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 300 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis. “A ideia é de que todos os bairros recebam gradativamente essa ação, considerada emergencial e educativa no convite aos moradores a integrarem e somarem com a ação do poder público. “A casa de cada morador será visitada pelos agentes de endemias e comunitários de saúde que estarão passando orientações e informações necessárias na eliminação dos criadouros do Aedes. Objetivando que todos tenham seus quintais, lotes e terrenos limpos e livres da proliferação do mosquito”, destacou Juliano.

Estão envolvidas nesta ação todas as pastas da administração pública com trabalho específico dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias responsáveis por vistorias dos imóveis. “A população é a nossa principal parceira. Todos os pontos estratégicos definidos serão fiscalizados e os proprietários de terrenos não habitados e sem limpeza serão notificados, além dos outros encaminhamentos contidos no Plano. A ideia é conscientizar e mobilizar a população a se unir com a Prefeitura nessa luta contra o mosquito. Para denúncias, reclamações ou sugestão os contatos devem ser feitos pelo telefone 3688-3186”, salientou Juliano Melo.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias