Domingo, 19 de Janeiro de 2020

Prefeitura do interior do estado adquire mil tambores para coleta de lixo doméstico




COMPARTILHE

Com o olhar voltado para o meio ambiente, para a saúde pública e o destino correto do lixo, a prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) vem desde o início de 2013 fazendo investimentos na compra de tambores para depósito do lixo doméstico. E nesta semana, foram adquiridos mais mil unidades com investimentos na ordem de R$ 50 mil em recursos próprios. A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, pretende disponibilizar um para cada residência no Bairro Maria das Graças de Souza Pinto, o que além de contribuir para manutenção da limpeza na localidade também facilita o trabalho dos garis.

Não será necessário os moradores deslocarem-se até a secretaria. A entrega será feita pelos próprios servidores lotados na pasta já a partir desta semana. Somente em 2013, a prefeitura fez a aquisição de 4,5 mil unidades beneficiando vários bairros.

Nesta etapa de aquisição, além do Bairro Maria das Graças de Souza Pinto, a Secretaria de Infraestrutura também fará um trabalho de diagnóstico em todos os quadrantes da área urbana para promover a substituição das lixeiras danificadas por unidades novas.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Juldésio Borges de Oliveira, destacou os investimentos feitos pela prefeitura. Segundo o titular da pasta, é determinação do prefeito Maia Neto (PSDB) investir na compra de lixeiras para contribuir com a limpeza da cidade e facilitar o trabalho dos servidores públicos tanto da coleta de lixo, quanto da limpeza urbana.

QUESTÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Neste período de chuvas, a compra das lixeiras também contribui de forma direta com a saúde, pois é um dos mecanismos que pode contribuir para eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya e de outras doenças como leptospirose, leishmaniose e cólera. Mas para isso é necessária a participação da comunidade colocando o lixo adequadamente nas lixeiras para que o material seja recolhido pelo serviço de coleta de lixo pública.

A distribuição de lixeiras está prevista no Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Alto Araguaia. O descarte de lixo em local inadequado é um dos desafios mais complexos enfrentados pelos municípios, principalmente porque não depende apenas de políticas públicas relacionadas ao tema ou infraestrutura urbana, mas, sobretudo da participação popular. O lixo jogado na rua pode ser levado pela água das chuvas, provocar enchentes e ainda polui o meio ambiente.

CAMPANHA

Desde quando iniciou as entregas das novas lixeiras, a prefeitura de Alto Araguaia desenvolve uma campanha visando conscientizar os moradores que as peças são patrimônio público e que as pessoas que a transportam para outros municípios podem responder por crime de furto. E os moradores podem contribuir com a campanha. Quem presenciar a retirada das lixeiras ou visualizá-las em outras localidades pode denunciar. Os telefones para denúncias são: (66) 3481-2583/2501/1165.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias

<