Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

Secretaria de Meio Ambiente realiza soltura assistida de um filhote de anta




COMPARTILHE

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente da (Sema) realizou a soltura assistida de uma anta macho filhote resgatada em agosto do ano passado de uma fazenda localizada no município de Santa Rita do Trivelato (344 km ao norte de Cuiabá). O animal tem nove meses de vida e foi solto na última quarta-feira (30.03) em uma área de 5mil m², situada a cerca de 50 km do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, perto do Rio da Casca.

Após a soltura, a anta, que pertence a espécie brasileira Tapirus terrestris, vai ser monitorada por dois a três meses pela equipe da Sema para ter sua aclimatação no habitat natural avaliada. De acordo com a coordenadora da Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Danny Moraes, o filhote precisa se adaptar ao local e aprender de forma gradativa a conviver na natureza. Ela explica que esse acompanhamento será feito porque a soltura não pode ocorrer de maneira abrupta, pois sem um preparo a anta pode se tornar presa fácil para outros animais.

A anta foi recuperada sem nenhum ferimento pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) no dia 23 de agosto de 2015 e desde então vinha recebendo tratamento no Batalhão, onde funciona atualmente o centro de triagem de animais silvestres da Sema e BPMPA, em Várzea Grande. Danny informa que devido ao filhote não ter sido criado ao lado de outros animais de sua espécie ele não desenvolveu o mecanismo de caça e de defesa. “Por isso precisou de um tratamento diferenciado em que recebia frutas e legumes preparados pelos tratadores”.


Autor:AMZ Noticias com Fernanda Nazário


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<