Quinta-Feira, 02 de Dezembro de 2021

Festa de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro encanta o mundo




COMPARTILHE

A cerimonia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de janeiro foi só elogios na imprensa internacional, o ponto negativo foi uma quebra de protocolo marcou o início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O presidente interino Michel Temer não foi anunciado ao lado de Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional). O protocolo previa a apresentação da dupla, mas apenas o segundo teve seu nome chamado ao microfone.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, foi aplaudido. Quanto a Temer, havia um temor da equipe do presidente de que ele pudesse ser vaiado pelo público no Maracanã. Segundo informações da TV Globo, foi um pedido anterior para que o nome do presidente em exercício não fosse anunciado.

A imagem do presidente foi projetada no telão, ao lado do presidente COI, durante a entrada das delegações dos países e também após uma intervenção da atriz e apresentadora Regina Casé na cerimônia, pedindo para "celebrarmos nossas diferenças" e o fim das "brigas".

Pelo protocolo, Temer declarou os Jogos abertos como fazem todos os presidentes de países-sede. Tem recitar apenas uma frase: "Declaro abertos os Jogos".

Antes disso, o evento teve início com uma série de imagens da cidade do Rio de Janeiro nos telões do Maracanã, ao som de “Aquele Abraço”, composta por Gilberto Gil e cantada na cerimônia por Luiz Melodia.

Na sequência, a celebração a três temas: gambiarra, beleza da arte e a busca por uma nova paz no planeta. O artista Athos Bulcão, morto em 2008, foi homenageado, junto com o cartunista Ziraldo, que teve o símbolo da paz hippie, de seu livro “Marcas Nada Patentes”, projetada no mesmo instante em que fogos de artifícios eram disparados ao redor do estádio.

O hino nacional brasileiro foi executado ao som de Paulinho da Viola. No mesmo momento, uma bandeira do Brasil foi hasteada, com a presença de alguns atletas, como Tande, do vôlei, e Robson Caetano, do atletismo.

Um dos pontos altos da festa foi a modelo Gisele Bundchen desfilando toda a extensão do Maracanã ao som de ‘Garota de Ipanema’, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, cantada pelo neto de Tom, Daniel Jobim.

Após Jorge Bem Jor animar a plateia com ‘Brasil Tropical’, começou o desfile dos quase 12 mil atletas.

Antes da festa, houve manifestações de protesto e de apoio ao presidente interino durante a cerimônia de abertura dos Jogos do Rio-2016. Um pequeno grupo começou a gritar "Fora Temer" e outro respondeu com uma vaia. Mas era uma parte minoritária do estádio. 

Por fim 03 lendas do nosso esporte, ovacionados, eles conduziram a tocha olímpica para o caminho até pira, o tenista Guga entrou no Maracanã com a tocha, ele conduziu até o meio do estádio, onde entregou a rainha do basquete Hortência, e esta levou a tocha até o herói olímpico e maratonista Vanderlei Cordeiro, que subiu os degraus e acendeu a pira olímpica.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias