O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) estará neste fim de semana em Washington para negociar a reabertura do mercado dos Estados Unidos à carne bovina in natura brasileira.
Nesta segunda-feira (17), Maggi tratará do assunto com o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue. O ministro vai falar sobre as medidas adotadas pelo Brasil para atender exigências sanitárias norte-americanas.
Durante a visita, Maggi se reúne com o embaixador do Brasil nos EUA, Sérgio Amaral, e com o adido agrícola brasileiro nos Estados Unidos, Luiz Claudio de Caruso e Santana. Eles também vão tratar sobre as providências que o Ministério da Agricultura tomou em relação às reações à vacina contra aftosa, detectadas pela área de defesa sanitária dos EUA.
Uma das medidas foi a determinação a frigoríficos que carnes in natura de cortes dianteiros (local de aplicação da vacina) sigam apenas na forma de recortes, cubos, iscas ou tiras, a fim de identificar facilmente eventuais problemas.
Na terça-feira (18) de manhã, também em Washington, o ministro Maggi tem reunião com Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos. No fim da tarde, retorna ao Brasil.
Autor: AMZ Noticias com Diário de Cuiabá