Terca-Feira, 22 de Abril de 2025

Maggi diz que RenovaBio vai promover a expansão dos biocombustíveis no Brasil




COMPARTILHE

Em evento acontecido na segunda feira, dia 08 de agosto, e que contou com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho e do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho foi realizada a apresentação do programa energético RenovaBio.

Segundo o Ministro Blairo Maggi, a iniciativa, visa expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, baseando-se na iniciativa do governo de unir agricultura, energia e sustentabilidade, segundo Maggi, o Ministério da Agricultura apoia integralmente essa proposta, pois além de gerar renda aos produtores, ainda coloca o Brasil em posição de vanguarda no mundo em relação a redução de gases que provocam o efeito estufa.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou durante o evento que a produção de biocombustíveis no Brasil tem potencial de passar dos atuais 27 bilhões de litros para aproximadamente 50 bilhões de litros por ano, a apresentação, realizada no Ministério do Meio Ambiente.

O programa RenovaBio busca previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado mundial, para isso, o Brasil propõe aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética brasileira até 2030 e diminuir as emissões totais de CO2 dos combustíveis consumidos no país, conforme acordo firmado na COP 21.

Com a consolidação das etapas do Programa, o objetivo do governo é finalizar o texto do novo marco legal dos biocombustíveis, a ser submetido pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, e, posteriormente, elaborar as propostas de revisões normativas e demais atos infralegais necessários para implementação do Programa. 

A expectativa é apresentar a RenovaBio à comunidade internacional na 23ª Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá no mês de novembro em Bonn, na Alemanha. A medida deverá ser tema de evento oficial do governo brasileiro na COP 23. O encontro também abordará a Plataforma BioFuturo, lançada pelo Brasil em 2016, na COP 22, para a promover a pauta de biocombustíveis.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias