Mais de 50 vereadores da região do Norte Araguaia e Xingu estiveram no Palácio Paiaguás, nesta terça-feira (21.11), onde foram recebidos pelo governador Pedro Taques em reunião ampliada para discutir demandas da região. No foco estavam ações para a saúde e infraestrutura.
Membros da União dos Vereadores do Norte Araguaia e Xingu e União dos Vereadores do Estado de Mato Grosso foram trazidos pelo deputado estadual Baiano Filho, que articulou a agenda com o governador. O encontro reuniu vereadores de 13 municípios que compõem a região.
“Convocamos esta reunião para trazer ao governador as demandas mais latentes da nossa região e tratarmos junto as soluções”, disse o presidente da Câmara Municipal de São José do Xingu, Pedro Condão.
O presidente da União dos Vereadores do Norte Araguaia e Xingu, Antônio Augusto Miranda, destacou que os temas discutidos são comuns entre os municípios da região e percebeu a disposição do governador em atender as demandas.
“Entendemos as dificuldades do Estado, mas existem questões que são urgentes, como a saúde e as estradas. Então, por esta razão propomos esta audiência com o governador que nos sinalizou com algumas questões que serão resolvidas e aguardamos que possam ser implementadas”, disse.
Já o presidente da União dos Vereadores do Estado de Mato Grosso (Ucemat), Rafael Piovezan, ressaltou a importância dos vereadores para a construção de um Estado melhor. “O vereador é a segunda ação social do município. São eles que estão no dia a dia ouvindo os eleitores. Então, os vereadores têm muito a contribuir com o governador. Este encontro serviu até para os vereadores chegarem aos seus munícipes e explicar a situação que o Estado vive”, disse.
O deputado estadual Baiano Filho disse que os problemas públicos são resolvidos com a união dos seus representantes. “Percorro o Estado e encontro o cenário que estamos vivenciando, das dificuldades que o governador enfrenta e estes problemas resolveremos juntos”, disse.
O governador Pedro Taques falou que o encontro foi a primeira reunião regional realizada com vereadores e destacou que o Estado vem trabalhando para melhorar a saúde em Mato Grosso. “Estamos atrás de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construir três hospitais. Nesta quarta, o presidente do BNDES estará em Cuiabá e vamos discutir recursos com ele. Até que se construa os hospitais precisamos fortalecer a saúde em Confresa, São Felix do Araguaia, Água Boa e Vila Rica. Além disso, estudar a rede da região, que já está pronta”, disse.
.gif)
Autor: AMZ Noticias com Dayane Senna