Sexta-Feira, 17 de Abril de 2026

Cuiabá é a décima capital brasileira em casos registrados de Aids segundo Dados da Saúde




COMPARTILHE

Em 2011, pelo menos 168 pessoas em Mato Grosso morreram em decorrência da Aids. Dados do Ministério da Saúde revelam que o ano passado foram notificados 660 novos casos da doença.
 
Este ano, até o mês de junho já foram 284 notificações. Entre os anos de 1980 a 2012 foram 8.404 notificações.
 
Segundo os dados do Ministério da Saúde, em 2011 a cada 100 mil habitantes com Aids em Mato Grosso, 7,7 são crianças menores de cinco anos de idade. Em Cuiabá a taxa de incidência de casos notificados da doença em 2011 foi de 34,3 para cada 100 mil pessoas. Essa taxa de notificações colocou a capital de Mato Grosso em 10° lugar no ranking das capitais do país.
 
Entre as cidades de Mato Grosso que tiveram o maior número de notificações da doença o ano passado, além de Cuiabá, estão Primavera do Leste, com 47,2 notificações para cada 100 mil habitantes; Rondonópolis, que teve 37,7 notificações; Cáceres com 28,3; e Várzea Grande que notificou 25,4 casos.
 
Dados do Ministério da Saúde também revelam que até julho de 2012 foram notificados no Brasil 17.819 casos, já em 2011 foram 38.776 notificações. No próximo sábado (01) será comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids e especialistas usam a data para chamar atenção para a gravidade da doença e lembrar que apesar da dade nos números, lam uma pequena de um ano para o número de casos não ainda é alto.


Autor: O Documento


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias