Quinta-Feira, 02 de Dezembro de 2021

Recorde de Leonel Messi esta ameaçado: atacante da Zâmbia teria feito 107 gols em 1972




COMPARTILHE

Federação de futebol do país africano promete pesquisar em seus arquivos para provar que ex-atacante é o maior artilheiro da história em um único ano
Toda a festa por Messi ter se tornado o maior artilheiro em um ano na história pode ter sido em vão, pelo menos se depender da Federação de Futebol da Zâmbia. De acordo com o site “Zambian Watchdog”, a entidade máxima do futebol local está pesquisando em seus arquivos para provar que o atacante Godfrey “Ucar” Chitalu ainda detém o recorde de gols em uma temporada: ele teria marcado 107 vezes em 1972.
- Nós temos este recorde, que foi registrado no futebol zambiano. O debate aqui é por que os gols de Godfrey não estão sendo reconhecidos. Nós criamos uma equipe independente para procurar nos arquivos e registrar cada um daqueles gols, em qual jogo e em qual torneio foram marcados. E então vamos mandar para a Confederação Africana de Futebol e para a Fifa, para podermos mostrar que, em vez de Messi e Muller, o verdadeiro dono do recorde é um africano, Godfrey Chitalu – disse um representante da federação ao site africano, que também buscou contato com a Fifa e soube que a entidade está “checando a informação internamente”.
Chitalu é um dos maiores nomes do futebol da Zâmbia. Em 1968, ele já teria marcado 81 gols pelo Kitwe United, antes de rumar para o Kabwe Warriors, onde estabeleceria o recorde quatro anos depois. Ao longo de sua carreira, ele foi eleito cinco vezes o melhor jogador de seu país e, quando se aposentou, em 1982, recebeu da Fifa um prêmio especial por tudo que alcançou em campo.
Ao deixar os gramados, o ex-atacante ainda virou treinador, comandando o Kabwe Warriors, antes de chegar à seleção da Zâmbia em 1993, quando morreu em um acidente de avião, aos 45 anos, que também provocou o falecimento de todo elenco da equipe na época.


Autor: Esporte na Globo


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias