Segunda-Feira, 24 de Marco de 2025

Estudo mostra que consumidores podem ter aumento de 78% na conta de energia devido ao clima




COMPARTILHE

Os consumidores de varias cidades de Mato Grosso podem ter aumento de até 78% na conta de energia elétrica devido às altas temperaturas registradas nos últimos dias, quando os termômetros marcaram mais de 41°C por dois dias consecutivos conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O aumento pode ser registrado quando se utiliza um mesmo equipamento, pela mesma quantidade de horas, em dias com temperaturas amenas e dias quentes, especialmente no uso em excesso de aparelhos como ventilador, ar-condicionado e umidificador.

“Vale o alerta sobre as variações de consumo e o consumo consciente. Isso acontece porque o mesmo equipamento, dependendo da temperatura, trabalha de uma forma diferente para continuar mantendo o desempenho. Ou seja, em dias mais quentes, eles precisam de mais energia, o que aumenta o consumo de quilowatts por hora. É o caso da geladeira, que precisa trabalhar bem mais para manter alimentos na temperatura ideal”, destacou Murilo Marigo, gerente de Serviços Comerciais da Energisa em Mato Grosso.

Como economizar - O valor pago nas faturas de energia é uma junção de consumo, tarifas e impostos. E, quanto maior é o consumo, maior é o imposto.Outro ponto importante é identificar a bandeira tarifária vigente. Quando a bandeira está verde, significa que as hidrelétricas estão cheias e suprindo todas as demandas. No caso das bandeiras amarelas e vermelhas, elas são utilizadas em períodos de seca. É a situação atual, com bandeira vermelha patamar dois. Veja dicas para economia.

AR-CONDICIONADO - Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado; Mantenha os filtros limpos; Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho;Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto; Se possível, priorize a posição de 23ºC;

VENTILADOR - Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.

GELADEIRA - Evite deixar a porta aberta; Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções; Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento; Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira; Não forre as prateleiras;Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.

FERRO DE PASSAR - Junte as roupas para passar de uma só vez; Separe as roupas por tipo e comece pelas que exigem menor temperatura; Nunca deixe o ferro ligado enquanto realiza outra atividade; Aparelhos em stand-by;Retire da tomada quando possível ou durante longas ausências.

CHUVEIRO - Priorize a posição “Verão”

ILUMINAÇÃO - Utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas, como as de LED e apague a luz ao sair de um cômodo. Uma sugestão é pintar o ambiente com cores claras. Em Mato Grosso, você pode trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes de graça pelas de LED. Para mais informações acesse o site www.energisajuntos.com.br/Matogrosso


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias