O vereador Dilemário Alencar (PTB) defendeu nesta terça-feira (06) na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá que a tarifa do ônibus do transporte coletivo deva cair para o valor de R$ 2,50 caso os vereadores não derrubem o veto do Prefeito Mauro Mendes (PSB) ao Projeto de Lei de sua autoria que oportuniza a volta dos cobradores.
“Lamento a decisão do prefeito Mauro Mendes em vetar o retorno dos cobradores. O argumento que ele aponta, que caso retorne os cobradores a Prefeitura teria que aumentar a tarifa do ônibus é equivocado. Antes do prefeito fazer esta defesa é necessário exigir que os empresários reduzam a tarifa do ônibus, pois quando houve a demissão dos cobradores em 2012 não houve redução da tarifar. É por isto que digo alto lá ao argumento do Prefeito”, reagiu Dilemário.
Com as planilhas do cálculo tarifário nas mãos o parlamentar explicou que em dezembro de 2011 a tarifa foi reajustada de R$ 2,50 para R$ 2,70 com os custos de 729 cobradores, mas que logo em seguida, no mês de maio de 2012, a maioria foi demitida sem que houvesse a redução da tarifa. Já em dezembro de 2012, a tarifa foi novamente reajustada, passando o valor de R$ 2,70 para 2,95, entretanto, o cálculo tarifário usado para justificar o aumento teve a inclusão dos custos com 623 cobradores, mas curiosamente, desta vez, não existiam mais cobradores nos ônibus.
“Recentemente denunciei os empresários do transporte coletivo no Ministério Público pelo delito da prática do enriquecimento sem causa, visto que, o passageiro paga uma tarifa em que nela está embutida a prestação do serviço do cobrador, sendo que não existe este profissional nos ônibus. A verdade é que existem fortes indícios que a tarifa do ônibus está sob suspeita, portanto, não tem o que falar em aumento de tarifa com a volta dos cobradores até que a minha denúncia seja esclarecida pelo Ministério Público”, pontuou Dilemário.
O vereador disse vai trabalhar para que os vereadores derrubem o veto do Prefeito, mas caso isto não ocorra, continuará lutando por melhorias no transporte coletivo. Segundo ele é preciso que a Prefeitura exija que as empresas coloquem mais ônibus no horário de pico, disponibilize ônibus novos, com ar condicionado e aumente os pontos de vendas do cartão transporte. Ele também defende que a Prefeitura fortaleça o transporte alternativo, crie faixas exclusivas para ônibus nas principais avenidas da cidade e realize urgentemente licitação para concessões do setor, pois a última ocorreu em 2002.
“Cuiabá possui a terceira tarifa mais cara do Brasil e tem um precário transporte coletivo. A Prefeitura precisa adotar medidas para mudar esta triste realidade. Penso que a volta dos cobradores sem dúvida seria uma forma de corrigir a ilegal situação dos motoristas em ter que dirigir o ônibus e ao mesmo tempo fazer às vezes do cobrador, tirando a sua a atenção do trânsito o que pode causar graves acidentes é, também, uma forma de amenizar o péssimo atendimento dispensado aos usuários, sobretudo aos idosos e as pessoas com deficiência”, pontuou Dilemário.
Autor: Jornal da Noticia com Assessoria