Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 2026

Exportações de carne bovina produzida em Mato Grosso crescem mais de 25% durante junho de 2023




COMPARTILHE

Envios de carne bovina para o mercado externo no mês de junho foi de 56,90 mil Tonelada Equivalente Carcaça (TEC), representando aumento de 25,01% quando comparado com o mesmo mês de 2022. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados nessa segunda-feira (10).

No primeiro semestre de 2023 o estado enviou 275,73 mil TEC de carne bovina para outros países, volume 2,25% maior que o do mesmo período de 2022. Esse foi o maior volume exportado na série histórica da proteína bovina no período, apesar do embargo nas compras chinesas em março, após a confirmação do caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina atípica, doença conhecida popularmente como “vaca louca”.  

China continua, na liderança e foi responsável por 56,90% da carne bovina exportada por Mato Grosso. Desse modo, se mantido o padrão dos últimos anos, a China tende a aumentar as compras no segundo semestre, aquecendo o mercado de exportação do estado.Outro dado relevante é que mesmo com o recuo nos abates totais de bovinos, a participação de fêmeas segue em alta no estado. 

Em função do início da seca, os abates de bovinos em no mês passado recuaram 5,87%. Resultado já era esperado pelos produtores.No entanto, apesar da redução no comparativo mensal, foi o maior volume de bovinos abatidos para o mês de junho na série histórica. A participação de fêmeas continuou em alta e elas fecharam o mês sendo responsáveis por 51,50% dos abates totais.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias