A população de Santana do Araguaia conta agora com uma moderna unidade de Agência Transfusional. A obra é a 20ª unidade de Agências Transfusionais(AT) do estado do Pará, e faz parte de uma ação para reforçar a infraestrutura da saúde pública no Pará.
A nova unidade de transfusão sanguínea irá garantir o fornecimento seguro e adequado de sangue ao Hospital Municipal São Francisco de Assis e a para a Maternidade Municipal Dr. João Carlos Ferreira Reis.
O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, destacou a importância da AT no município de Santana do Araguaia para atender a população da área. “Com a nova estrutura do hospital, estamos ainda mais próximos da população, proporcionando atendimento transfusional próximo ao local de internação. Equipado com tecnologia de última geração para armazenamento e conservação de bolsas de sangue, Santana do Araguaia também realizará coletas programadas, facilitando a doação de sangue dentro do município”, explicou.
A Agência Transfusional de Santana do Araguaia, no Hospital Municipal São Francisco, é abastecida pelo Hemonúcleo de Redenção. Com 48 leitos e 88 servidores, a Agência também atende à Maternidade do município, proporcionando mais segurança devido à distância dos centros de referência.
O município, com distritos e zona rural produtora de soja, atrai novos trabalhadores e turistas, aumentando a demanda por sangue. Em 2023, foram distribuídas 258 bolsas de sangue e 108 bolsas em 2024. A população participa de campanhas externas de doação de sangue organizadas pelo Hemopa de Redenção.
A moradora de Santana do Araguaia, Elianna Guimarães disse que a entrega da AT no município é um passo para melhoria e acesso à saúde. “Quando falamos de saúde em cidades como a nossa, as condições de deslocamento podem ser desafiadoras, ter um centro de transfusão sanguínea eficiente representa um grande avanço”, destacou Elianna.
A nova unidade transfusional está equipada com tecnologia de ponta para o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue. Entre os recursos essenciais, destacam-se câmaras de conservação especializadas, capela de fluxo laminar, aglutinoscópio e outros dispositivos avançados.
Entre 2019 e novembro de 2023, foram entregues diversas Agências Transfusionais como parte da descentralização da Hemorrede no Estado, incluindo unidades nos hospitais de Uruará, Jacareacanga, Santarém, Marabá, Itaituba, Altamira, Galileu, Abelardo Santos, Silas Freitas em Mãe do Rio, Castanhal, Augusto Chaves Rodrigues em Marituba, São Félix do Xingu, Tucumã, Tomé-Açu e Bragança.
Autor: AMZ NotÃcias com Aline Seabra