Segunda-Feira, 24 de Marco de 2025

Fiscais da Defesa Agropecuária apreendem sementes de capim sem procedência em Divinópolis




COMPARTILHE

Inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam 1.800 quilos de sementes de capim sem nota fiscal e sem o termo de conformidade, que garantem a idoneidade e procedência dos produtos. A ação ocorreu na tarde de quarta-feira, 7, em uma loja agropecuária, no município de Divinópolis. O empresário foi multado em R$ 3.600 e as sementes foram apreendidas e destruídas no aterro sanitário.

Segundo o inspetor agropecuário da Adapec, Max Vieira Gonçalves, as sementes de capim apreendidas são das variedades Brachiaria Brizantha, Mombaça e Massai. “Estávamos realizando ação de rotina quando nos deparamos com o material irregular. As medidas foram tomadas conforme a Lei nº 1.082 e com o Decreto nº 1.634 de 2002, de sementes e mudas”, esclareceu.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, as fiscalizações ocorrem rotineiramente em todo o Estado, visando garantir a qualidade dos insumos comercializados. “Com isso, evitamos a entrada de novas doenças e pragas e colaboramos com a preservação do patrimônio fitossanitário do Tocantins”, disse.

Para comercializar sementes, o empresário tem que exigir do produtor de sementes os documentos que atestam a idoneidade do material, a exemplo do termo de conformidade emitido pelo responsável técnico da produção, entre outros. Além disso, a embalagem deve estar identificada com rótulo, onde constam os padrões mínimos de germinação e pureza, de acordo com cada variedade, além do prazo de validade.  


Autor: AMZ Noticias com Dinalva Martins


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias