Jornal da Notícia
  Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025

Assentamentos do Araguaia “quase” são destaque nacional no programa do Fantástico




COMPARTILHE

Uma matéria jornalística do programa televisivo Fantástico, exibida no ultimo domingo dia 03, sobre os indícios de irregularidades na distribuição e comercialização de lotes de terra destinados à reforma agraria, deixaram tensos e aliviados muitos envolvidos no setor na região Norte Araguaia.

O motivo para o misto de alegria e tensão, é que num primeiro momento quando o programa fazia as chamadas sobre a matéria de denuncias, varios políticos e lideranças do Norte Araguaia davam como certeza, que a região que possui uma das maiores áreas de assentamentos do Brasil seria citada na reportagem, porem na hora da exibição a região ficou de fora.

Fontes ligadas ao www.nortearaguaia.com.br informaram que a região entrou em pauta para a matéria, mas como faz parte das estratégias do jornalismo da Rede Globo, nada se confirmou, portanto não se sabe se uma equipe esteve na região, ou se a emissora pretende fazer nova reportagem sobre o setor.

Já outra fonte garantiu que a emissora pôs a região em pauta, porem recuou ao saber que correm investigações para um possível desdobramento da operação Terra Prometida, deflagrada pela Polícia Federal no final de 2014, e que prendeu uma serie de produtores rurais e empresários, no Norte de Mato Grosso, entre eles, dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller.

A Operação Terra Prometida comprovou, que sem o apoio de lideranças de associações, sindicatos, funcionários do INCRA e até políticos, é impossível realizar fraudes na concessão de áreas da União, destinadas à reforma agrária por meio de títulos emitidos de forma irregular.

No programa do ultimo domingo, os repórteres do Fantástico mostraram uma grande farra na distribuição de terras da reforma agrária. Enquanto trabalhadores rurais passam muito tempo esperando por um lote, empresários, autoridades públicas e até gente morta receberam áreas do governo, sem gastar um tostão.

Segundo a Controladoria-Geral da União, há 76 mil lotes com indícios de fraude, quase 8% do total concedido nos últimos 20 anos.

VEJA a MATÉRIA do FANTASTICO 


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias