Diretores eleitos e nomeados para atuar nas escolas estaduais de Mato Grosso começam a assumir os cargos. Desde segunda-feira (04.01) os gestores são empossados pelos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE) ou assessores pedagógicos, com acompanhamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Os profissionais que passaram pelo processo de eleição vão atuar no biênio 2016/2017, eles representam 198 unidades escolares das 752 que compõem a rede estadual em Mato Grosso. Já os gestores que receberam indicação estarão à frente das escolas apenas durante o ano letivo de 2016. Do total de indicações, oito foram feitas por se tratarem de escolas novas, os demais por desistência ou por não haver candidatos, entre outras razões.
Em Cuiabá e Várzea Grande foram indicados 22 gestores, sendo 19 para a Capital e três para a cidade vizinha. Todos passaram por uma orientação técnica sobre o Sistema Integrado de Gestão Educacional (SigEduca), legislação e ética, realizada na sede da Seduc na segunda-feira (04.01).
A professora Maria Neves Nogueira compõe o grupo. Ela leciona biologia desde 1993, sendo que é efetiva do Governo do Estado há 15 anos. Em 2015 foi diretora “pro tempore” na Escola Estadual Padre Ernesto, no bairro Jardim Paulista, em Cuiabá. A educadora não poderia concorrer ao cargo de diretora por não atender as especificidades atribuídas na Normativa da Seduc. Mas como não houve candidatos ao cargo na instituição, que atende cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental e Médio, a professora foi convidada para continuar à frente da gestão.
“Sempre acreditei na educação como fator transformador, principalmente quando a educação é de qualidade. Eu tenho um bom relacionamento com meus colegas e com a comunidade, isso colaborou para que fizéssemos várias mudanças na escola em 2015. As nossas ações tiveram um retorno positivo da comunidade escolar e queremos dar continuidade nesse ano”, planeja a diretora.
Segundo a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Neuza Evangelista, a orientação técnica também será realizada com os gestores nomeados dos demais municípios de Mato Grosso, sendo que a função caberá aos assessores pedagógicos. A partir de fevereiro esses profissionais ainda irão passar por formação continuada, que acontece ao longo do ano.
A capacitação dos gestores eleitos foi realizada anteriormente por meio de um ciclo de estudos sobre as questões administrativa, pedagógica, financeira e de legislação da unidade escolar. Os profissionais também apresentaram o Plano de Trabalho para o biênio. “O gestor precisa ser responsável e conhecer todas as áreas da gestão. Pois a ele será designado o sucesso ou insucesso da escola”, pontuou a superintendente de Gestão Escolar.
Neusa lembra ainda que os diretores eleitos conduzirem a gestão desrespeitando a legislação poderão sofrer sanções. Já em relação aos nomeados, a Seduc irá realizar uma avaliação quanto à aprovação da gestão por parte da sociedade. O que difere nomeado de eleito é que o primeiro pode ser retirado do cargo apenas com a orientação do Conselho Escolar, enquanto o segundo só pode ser retirado se a comunidade que o elegeu formalizar o pedido de saída registrando em ata.
Conselhos
No caso da posse dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCEs), nas escolas em que os conselhos são constituídos por profissionais temporários não será possível empossá-los em janeiro, pois entre os meses de janeiro e fevereiro eles não possuem vínculo com a Seduc.
Por isso, ficará a cargo dos assessores pedagógicos dos municípios realizar a posse os diretores das escolas onde a posse dos CDCEs ainda não aconteceu, esclareceu Neuza Evangelista.
Autor: AMZ Noticias com Aline Coelho