Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025

Prefeito de Cuiabá anuncia cortes no orçamento e demissão de 30% dos contratados




COMPARTILHE

Em meio a recessão da economia programada para 2016 que atinge Estados e municípios com menor arrecadação de impostos, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) anunciou na tarde desta quinta-feira (7) durante reunião com a equipe de secretários cortes de até 30% nos orçamentos das pastas. Além disso, serão demitidos 20% dos servidores comissionados e 30% dos contratados.

“Todas as análises para 2016 revelam a dificuldade das contas públicas. É hora de fazer esforço e apertar o cinto para cada um dar sua contribuição”, disse.

Desde o começo do ano a equipe administrativa tem recebido ordem para conter despesas, o que será oficializado agora com a publicação de um decreto especificando quais medidas deverão ser adotadas para contenção de gastos. “Nós vamos contingenciar o orçamento desde o primeiro mês. Vamos trabalhar com regime de caixa: só será empenhado aquilo que tiver dinheiro em caixa para pagar”, destacou Mendes.

O prefeito afirmou que manteve conversas com o governador Pedro Taques (PSDB) na manhã desta quinta-feira (7). O assunto foi estreitar parcerias para garantir a execução de projetos em um ano considerado difícil economicamente. “O governador me disse que 2016 será difícil para as contas estaduais. O governador está debruçado em estudos para Mato Grosso enfrentar a situação gravíssima de outros 15 Estados que sequer dão conta de quitar a folha salarial”, ressaltou.

Mendes avaliou ainda que o principal desafio neste ano é garantir o equilíbrio entre receita e despesa para evitar o corte de investimentos, o que seria ainda mais catastrófico ao município de Cuiabá que tem muitos bairros carentes em infraestrutura e um sistema deficitário do sistema de saúde pública. Além disso, o equilíbrio das contas é necessário para garantir o pagamento da folha salarial do funcionalismo público em dia, o que representa mensalmente mais de R$ 100 milhões mensais na economia de Cuiabá.

Essa é a segunda vez que a Prefeitura de Cuiabá adota medidas de austeridade fiscal com o intuito de garantir o equilíbrio financeiro. Em 2014, houve redução de 25 para 17 secretarias municipais bem como de um terço dos cargos comissionados. Houve ainda cortes de 15% dos cargos  de Direção e Assessoramento Superior (DAS), 30% dos aluguéis e quase 40% dos combustíveis, inclusive com a perda dos carros privativos e motoristas aos secretários municipais.


Autor: AMZ Noticias com Olhar Direto


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias