Quarta-Feira, 10 de Junho de 2026

Dois vereadores acompanham Pedro Taques e PSDB vira a maior bancada de Cuiabá




COMPARTILHE

O vereador por Cuiabá, Adevair Cabral, confirmou que aguarda apenas a abertura da janela partidária para trocar o PDT pelo PSDB e assim seguir o mesmo rumo do governador Pedro Taques (PSDB). Outro parlamentar que também deixa o PDT para aderir ao ninho tucano é o vereador Renivaldo Nascimento.

“Nós já conversamos e decidimos acompanhar o governador Pedro Taques na mudança de partido. Só estamos aguardando a janela partidária para ter a segurança jurídica necessária”, revelou o vereador Adevair Cabral em entrevista ao FOLHAMAX.

Nas últimas semanas, Adevair Cabral até participou de reuniões do diretório municipal para discutir estratégias para as eleições municipais de 2016.

Com a confirmação da filiação dos vereadores Adevair Cabral e Renivaldo Nascimento, o PSDB passa a ser a maior bancada da Câmara Municipal de Cuiabá com cinco vereadores. O partido já é representado pelos vereadores Maurélio Ribeiro, Ricardo Saad e Lueci Ramos.

Cabral revelou ainda que nas conversas internas do PSDB está sendo avaliada a possibilidade de o partido concorrer com chapa pura na disputa pela Câmara Municipal. “O partido tem bons nomes e consegue sozinho a quantia suficiente para eleger seus representantes. Ainda estamos no começo. A conversa será longa”, disse.

Há ainda a possibilidade de os vereadores Toninho de Souza (PSD) e Onofre Ribeiro (PSB), também assinar ficha de filiação ao PSDB.

Com a abertura da janela programada para março que permitirá o ingresso em outra legenda sem a perda de mandato, uma reviravolta partidária tende a ocorrer na Câmara Municipal.

Até 13 vereadores tendem a mudar de partido. Os vereadores Dilemário Alencar e Leonardo Oliveira, ambos do PTB, são sondados frequentemente por outras legendas. O primeiro já manteve conversas com o PMDB, PRB e PCdoB  enquanto Oliveira mantém diálogos com o PSB e PSDB.

Atualmente na secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, o vereador Domingos Sávio está prestes a ir para o PSD. Já o vereador Paulo Araújo, filiado ao PSD, avalia migrar para o PP.

Com o esvaziamento do PR devido a iminente saída do senador Blairo Maggi para o PMDB, o vereador Chico 2000 tem sido assediado para ingressar no PSB e PMDB e avalia a possibilidade.

Conforme apurado nos bastidores, o vereador Wilson Kero-Kero planeja se filiar ao nanico PSL para sair candidato à reeleição. Os petistas Allan Kardec e Arilson da Silva não pretendem mudar de partido.

A mudança partidária também é descartada pelos vereadores Oséas Machado (PSC), Adilson Levante (PSB), Faissal Calil (PSB), Haroldo Kuzai (SD) e o presidente do Legislativo, Júlio Pinheiro (PTB). Ainda se articulam nos bastidores e podem trocar de partido com a janela partidária os vereadores Lilo Pinheiro (PRP), Marcrean dos Santos (PRTB) e Néviton Fagundes (PTB).

Antes de decidir pela mudança partidária, é necessária a garantia da segurança jurídica. Isso porque o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que somente ocupantes de cargos majoritários como prefeitos, governadores, senadores e presidente da República tem autonomia para trocar de partido sem punição de perda de mandato. 


Autor: Rafael Costa com Folha Max


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias