Quinta-Feira, 16 de Abril de 2026

Cuiabá amplia duas mil vagas na educação infantil em menos de um mês




COMPARTILHE

No mês em que se comemora o aniversário de Cuiabá, a Prefeitura entregará à população cuiabana oito novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), ampliando o atendimento em 1.920 vagas. Um desses novos CMEIs foi entregue na noite desta segunda-feira (11) no Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot.

A unidade de ensino, que levou o nome do economista Paulo Ronan Ferraz Santos, atenderá 240 crianças na educação infantil, sendo 140 na creche (0 a 3 anos) e as demais na pré-escola (4 e 5 anos).

O prefeito Mauro Mendes destacou que a unidade de ensino foi construída com alto padrão de qualidade, sem perder para qualquer outra unidade de ensino da rede privada. "São unidades como essa, modernas, bem equipadas, bonitas e com conforto, que vão dar oportunidade aos filhos dessa comunidade de terem uma iniciação educacional de qualidade, garantido um futuro promissor", disse o prefeito.

Mauro Mendes lembrou ainda que o CMEI é um patrimônio da comunidade e que deve ser preservado e fiscalizado por todos.

Conforme explicou a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, após a inauguração do CMEI os pais terão um período de aproximadamente 15 dias para fazerem os cadastros dos filhos, pleiteando uma das 240 vagas disponíveis na unidade. O cadastro para matrículas, segundo a secretária, seguirá critérios determinados e acordados com o Ministério Público, Conselho Municipal de Educação e Conselho Tutelar. Após esse cadastro é que será feito a análise de cada um para então selecionar os alunos que vão estudar no CMEI.

"Estamos vivenciando um processo de transformação educacional no município de Cuiabá, com uma gestão que faz a diferença e que tem um trabalho sério e comprometido com a sociedade cuiabana", disse a secretária.

Segundo a professora Conceição Aparecida Bastos, que assume como diretora da unidade, esse é um dos melhores momentos já vividos ao longo de seus 25 anos de carreira. "Estamos assumindo o compromisso de cuidar e educar essas crianças, sabemos que não será fácil, mas vamos dar o melhor de nós".

"Nem parece real, parece que é um sonho entrar aqui e encontrar esse lugar tão lindo", disse auxiliar de desenvolvimento infantil Graciele de Oliveira, que pretende buscar uma vaga para a filha de 4 anos..

A segurança Rosangela Joana Fagundes, disse estar ansiosa para colocar o filho de 5 anos para estudar no CMEI. "Se eu pudesse colocaria ele amanhã mesmo. Nossa comunidade está muito feliz em ver que valeu a espera".

Além do CMEI Paulo Ronan, a Prefeitura já entregou neste mês os CMEIs Prefeito Dante Martins de Oliveira, bairro Três Barras e Maria Conceição Oliveira de Souza, no CPA IV.

Estão programados para serem entregues no aniversário de Cuiabá os CMEIs Engenheiro Oscar Amélito, Residencial Real Parque; Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, no bairro Jardim Vitória; Manoel de Barros, Jardim Imperial; Governador José Garcia Neto, no Residencial Salvador Costa Marques; e Professora Aliane Fátima Rodrigues Monteiro, Residencial Alice Novack.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias